Está decidido, não sou estressado!

Está decidido, não sou estressado!Gostaria de compartilhar com vocês resultados dos mais recentes estudos feitos sobre o estresse para evidenciar uma postura que está crescendo e fará toda a diferença em nossa vida.

O estresse que conhecemos é proveniente do termo técnico da mecânica, que significa que uma peça ou parte sofreu com o uso inapropriado, e começou a ceder, começou a falhar perante aquele propósito que tinha. Isso falando em mecânica fica fácil de entender, E em nossas vidas, o conceito seria o mesmo.

Então nós existimos, somos a peça. Essa peça pode sofrer com o que chamamos de estressores, que são tanto fatores externos e internos. Os externos são fáceis de perceber e estamos constantemente reclamando deles, é o transito, as contas, a sogra, o marido, o governo, a alimentação entre outros que individualmente não aprovamos. Os fatores internos são principalmente emoções e pensamentos que consentimos em incentiva-los, como quando você fica remoendo a situação que alguém não agiu de forma honesta nos negócios, e você acredita ter sido prejudicado, aqui fica uma dica, você não foi prejudicado, o outro que se prejudicou, pois é, acredite se quiser.

Os estudos científicos, e algumas linhas de filosofia religiosa ou não, apontam que não importa a quantidade de estressores que estiverem a sua volta, se você for uma peça de nobre qualidade, se você for uma peça valiosa, eles não serão capazes de lhe desgastar. O que causa o estresse não é a presença de fatores estressores, mas sim como nós reagimos a essas situações. Nós como peças, estamos sendo usados diariamente a todo momento, e podemos colher muitos benefícios e porque não alegrias se ficarmos atento e observarmos nossa reação a todos os fatores estressores. Observe se durante um momento que lhe causou estresse, nervosismo, raiva ou ódio você não estava permitindo que pensamentos do tipo “quero que tal pessoa morra”, uma ofensa mesmo que não expressa ou mesmo se não tiver uma pessoa diretamente relacionada ao seu estresse, você ficou estressado porque queria que um desejo seu fosse realizado, por exemplo, que o transito se abra para você passar. A solução então para esses casos é justamente mudar nossa forma de agir (sair mais cedo de casa), mudar nossas concepções (não permitir pensamentos que ferem alheios), para exclusivamente, vivermos mais felizes. Essa capacidade está presente em grandes seres que conseguiram superar as adversidades que se apresentaram em seus caminhos e se tornaram exemplos para a humanidade.

Com esses estudos a ciência acaba de colocar em nossa mão o que talvez seja a maior busca humana, a paz ou felicidade. Nos mostrando a ferramenta, cabe a nós unicamente, assim como em todos os assuntos de nossa vida, aos poucos, aprendermos a utiliza-lá.

Tags: estresse

Compartilhe